british-gandhi

Ghandi era bom?

Título Original: Era Mahatma Gandhi realmente uma boa pessoa?

Extraído do Wall Street Journal (H/T Thinking Matters New Zealand)

Excerto:

  • Ainda que recebendo créditos por liderar a independência da Índia contra a Grã Bretanha, Gandhi na verdade minou os esforços. Entre 1900 e 1922, ele suspendeu sua desobediência civil pelo menos 3 vezes, mesmo que mais de 15,000 apoiadores estivessem na cadeia pela causa. (Quando a Grã Bretanha finalmente recuou da Índia, foi principalmente motivada pelo Primeiro Ministro anti-Imperialista Clemente Attlee, e o fato de que a Grã Bretanha estava quase falida pela guerra)
  • Gandhi era perigosamente politicamente incompetente. Ele advertiu os judeus a adotar a não violência com os nazis, e escreveu uma carta a Hitler começando com as palavras “meu amigo”. Ele também aconselhou os judeus da palestina a “contar com a boa vontade dos árabes”. Afortunadamente para sua existência, os judeus o ignoraram.
  • Bem como ter chamado Hitler de amigo, Gandhi e Mussolini se deram bem quando eles se encontraram em Dezembro de 1931. Gandhi elogiou o “serviço para os pobres, sua oposição à super-urbanização, seus esforços para trazer coordenação entre capital e trabalho, e a paixão pelo seu povo” de Mussolini.
  • Gandhi foi um proeminente racista, descrevendo “o novo Kaffir” como alguém “cuja ocupação é caçar e cuja única ambição é coletar um número de gado para comprar uma esposa, e então passar sua vida em indolência e nudez,” e falando aos brancos africanos, “nós acreditamos tanto na pureza de raças como imaginamos que eles acreditam”.
  • Ele também foi um hipócrita em muitos níveis. Ele proibiu seu filho de casar com uma muçulmana mesmo publicamente promovendo a união Muçulmano-Hindu. Ele denunciava advogados, ferrovias e políticas parlamentaristas, entretanto ele era um advogado profissional que constantemente se usava de ferrovias para chegar aos encontros para argumentar que a India merecia seu próprio parlamento. E mesmo sendo conhecido por suas greves de fome, sua posição oficial era de que a greve de fome “é a pior forma de coerção, que milita contra os princípios fundamentais da não-violência” (nos quais ele cria).
  • Suas posições sobre a nudez e castidade sexual eram também contraditos pelos seu comportamento depravado: quando ele estava com 70 anos ele encorajava sua neta de 17 anos, Manu, a estar nua durante seus “aconchegos noturnos” com ele. Após dispensar vários leais e antigos membros de sua forte comitiva de 100 pessoas que poderiam desaprovar essa parte da sua “busca espiritual”, ele começou a dormir nu com Manu e outras jovens também.
  • A despeito de ser imaginado como um homem pacífico, ele era cruel e insensível. “Não haverá lágrimas mas somente alegria se amanhã eu receber as novas de que todos os três de vocês foram mortos,” ele uma vez contou a alguns de seus empregados. “A um Hindu ele uma vez disse, ” Eu não me importo se cada um das 500 famílias na sua área está prestes a morrer.” E ele forçou Manu, sua neta (lembre-se dos “aconchegos noturnos”), a caminhar por uma selva conhecida por abrigar estupradores – somente para que ela pudesse recolher uma pedra-pomes que ele gostava de usar em seus pés. Quando ela retornou chorando, ele caiu na risada e disse: “se algum rufião te tomasse e você tivesse encontrado sua morte corajosamente, meu coração haveria dançado de alegria.”
  • Em 1908 ele deixou sua esposa por um homem alemão chamado Hermann Kallenbach. Seu retrato (o único) permanece na minha cornija no meu quarto,” ele escreve a Kallenbach. “A cornija está a frente da minha cama.” Gandhi se auto-apelidou de “Casa de cima” e Kallenbach de “Casa de baixo.” Os dois juraram “mais amor, e ainda mais amor-tanto amor quanto esperavam que o mundo ainda não viu”

Pessoas se perguntam o que acontecerá às boas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus, mas quem de nós é realmente bom? Todos necessitamos de um Salvador para ser reconciliado com Deus. Nenhum de nós é moralmente perfeito.

Mais sobre Gandhi na ABC News. Não acredite em tudo que você vê nos filmes.

Traduzido daqui.